quinta-feira, 25 de abril de 2013

Depoimento de Leitura e Escrita - Juvencio Lima


Passei grande parte da minha vida morando em uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada Santo Expedito. Minha infância foi marcada por brincadeiras e pela criação de um universo próprio, cheio de aventuras e sonhos. Lá, tive a oportunidade de estudar em uma escola que possuía uma grande biblioteca e que, nos meus olhos infantis, parecia enorme. E na verdade era. Cada livro que lia fazia com que meu mundo se expandisse um pouco mais. Lembro-me que gostava de percorrer as estantes e ler os títulos dos livros, de folhear cada um, de esticar os pés para tentar alcançar os que ficavam no alto das estantes e que "eram para adultos", de correr pelo espaço a procura do livro ideal. E foram muitos de lá para cá. Aprendi a ler e escrever por meio de cartilhas, de textos copiados da lousa, de rodas de conversa, de ouvir e reproduzir histórias. Aprendi a ler e escrever com a ajuda de meus pais, da tia Léa, Marta, Valéria e com a própria vida. Ah, não posso me esquecer do meu tio Severiano que aos domingos nos encantava com suas histórias – narrativas produzidas a partir de suas vivências como viajante.  Aprendi que ler e escrever alimenta minha alma, aguça meus sentidos, me orienta e às vezes me desorienta, me faz sonhar e, também, a enxergar a realidade com os pés no chão. Se pudesse me definir, diria que parte de mim é o que li e escrevi; a outra é o que ainda pretendo descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário