terça-feira, 30 de abril de 2013

Proposta de Situação de Aprendizagem



Meu Animal de Estimação

Público Alvo: 6º ano Anos Finais

Duração: 2 aulas.

Objetivos: Desenvolver e aprofundar a capacidade de leitura utilizando-se de estratégias.  


Recursos: Cópias do Texto "Avestruz" de Mário Prata.

Etapas:

1.Ativação do conhecimento prévio
2.Antecipação ;
3.Checagem de hipóteses.

Antes de mostrar o texto aos alunos, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos, oralmente:

Você conhece um avestruz?Alguém já viu um?
Descreva como é;
Sabe como é?
Como você imagina que seja um avestruz?

Depois, o professor deve fazer a leitura oral do texto de Mário Prata.

Para discutir as questões do Gênero do texto, o professor poderá se utilizar dos seguintes questionamentos, oral e/ou escrito:

Quem escreveu?
Onde foi divulgada?
Para quem?
Qual a intenção? 

Para estudar a finalidade do texto, o professor poderá propor uma atividade que leve os alunos pensarem sobre:

Para quem foi escrito o texto?
Qual era a intenção?

Como atividade de Produção de Texto, pode ser solicitado, ao aluno, que escreva um relato sobre seu Bichinho de Estimação ou sobre o animal que gostaria de ter como de Estimação.

Para que o aluno possa aprofundar suas reflexões sobre o assunto, o professor poderá sugerir ou passar fragmentos do filme "Os pinguins do papai", estrelado por Jim Carrey, dirigido por Mark Waters.



Por Marcio Jean Fialho de Sousa.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário