Meu Animal de Estimação
Público
Alvo: 6º ano Anos Finais
Duração:
2 aulas.
Objetivos: Desenvolver
e aprofundar a capacidade de leitura utilizando-se de estratégias.
Recursos: Cópias do Texto "Avestruz" de Mário Prata.
Etapas:
1.Ativação
do conhecimento prévio
2.Antecipação
;
3.Checagem
de hipóteses.
Antes de mostrar o texto aos alunos, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos, oralmente:
Você conhece um avestruz?Alguém já viu um?
Descreva como é;
Sabe como é?
Como você imagina que seja um avestruz?
Depois, o professor deve fazer a leitura oral do texto de Mário Prata.
Para discutir as questões do Gênero do texto, o professor poderá se utilizar dos seguintes questionamentos, oral e/ou escrito:
Quem
escreveu?
Onde
foi divulgada?
Para
quem?
Qual
a intenção?
Para estudar a finalidade do texto, o professor poderá propor uma atividade que leve os alunos pensarem sobre:
Para
quem foi escrito o texto?
Qual era a intenção?
Como atividade de Produção de Texto, pode ser solicitado, ao aluno, que escreva um relato sobre seu Bichinho de Estimação ou sobre o animal que gostaria de ter como de Estimação.
Para que o aluno possa aprofundar suas reflexões sobre o assunto, o professor poderá sugerir ou passar fragmentos do filme "Os pinguins do papai", estrelado por Jim Carrey, dirigido por Mark Waters.
Por Marcio Jean Fialho de Sousa.